Qual a diferença entre aquecimento solar e painel solar?
Você sabe dizer qual a diferença entre aquecimento solar e painel solar? Não? Então entenda as diferenças nesse artigo.
É comum ocorrer confusão quando o assunto é energia solar fotovoltaica e aquecimento solar. Isso acontece, principalmente, porque nos dois casos é utilizado o sol como fonte energética. No entanto, apesar de utilizarem a mesma fonte de energia, os dois funcionam de formas distintas.
Aquecimento Solar
Como o nome já sugere, os sistemas de aquecimento solar aproveitam a radiação do sol para aquecer a água utilizada em uma residência ou empresa.
O sistema é composto por um coletor solar e um reservatório térmico (boiler). Basicamente, os coletores solares são responsáveis pela conversão da radiação solar em energia térmica. A energia é transferida para um fluido de trabalho (normalmente a água) que é transportada via um circuito hidráulico e armazenada em um reservatório térmico.
Energia Solar Fotovoltaica
Já os sistemas fotovoltaicos vão muito além da proposta de aquecimento solar, eles captam a luz do sol e a transformam em energia térmica ou elétrica, ampliando a sua utilidade para todo o imóvel.
Instalando painéis fotovoltaicos em qualquer tipo de imóvel é possível construir um sistema de geração de energia autônomo, reduzindo o custo mensal de energia para o custo mínimo a ser pago para a distribuidora de energia.
Afinal, qual é a principal diferença entre essas duas tecnologias?
Ainda não conseguiu perceber a diferença? Não se preocupe, vamos explicar de uma forma mais simples.
A principal diferença é que o aquecimento solar se limita a geração de energia térmica enquanto os sistemas fotovoltaicos convertem tanto em energia térmica como em energia elétrica, através do efeito fotoelétrico.
Uma segunda diferença pode ser observada enquanto o armazenamento energético. Nos sistemas de aquecimento, o boiler se equivale a uma bateria.
Os equipamentos para aquecimento solar e energia solar são diferentes?
Como as finalidades de uso da energia propagada pelo sol são diferentes nos dois modelos, há particularidades técnicas em cada um dos sistemas.
As instalações que convertem a radiação solar apenas em calor para a água são mais simples e formadas pelos seguintes componentes:
Coletor solar: responsável pela absorção da radiação solar. O calor é transferido para a água que circula no interior das tubulações de cobre;
Boiler: é onde a água fica armazenada. Pode ser construído em cobre, polipropileno ou inox e é isolado com material que não agride a camada de ozônio. A água é mantida aquecida até que seja consumida.
Além desses componentes, serão necessários itens periféricos como fios e cabos elétricos. Mesmo assim a composição fundamental é bastante simples — o que justifica o custo menor desse tipo de instalação. Isso também tem relação com o resultado pretendido — apenas o aumento da temperatura da água.
É importante lembrar que um sistema de aquecimento solar não elimina completamente a dependência da energia elétrica e se o local onde ele for instalado tiver baixa incidência da luz natural, pode não ser economicamente interessante.
A resistência que compõe o boiler será acionada sempre que a temperatura escolhida pelo usuário não for atingida pela água por meio do calor captado pelas placas. Logo, o consumo de energia elétrica poderá aumentar.
Agora você já sabe a diferença entre aquecimento solar e painel solar!
Deixe um comentário