O que fazer para proteger os painéis solares fotovoltaicos de raios?
Está preocupado com a possibilidade de um raio atingir seu painel fotovoltaico? Não sabe como proteger os painéis solares de raios? Vamos ver agora.
Sistemas fotovoltaicos estão protegidos contra descargas elétricas?
Por estarem constantemente expostos a intempéries, os sistemas fotovoltaicos precisam contar com elementos de segurança que garantam sua preservação, os chamados dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Caso uma placa solar seja atingida por uma descarga, os efeitos possíveis variam desde a redução drástica de durabilidade até danos irreparáveis.
Durante o projeto, é importante saber que quanto maior a extensão dos painéis fotovoltaicos, maior também será o risco de uma descarga sobre eles. Além disso, essas descargas podem ser causadas diretamente por raios ou indiretamente por sobretensões no sistema.
Para proteger estas instalações de forma abrangente e duradoura, o ponto inicial é fazer a equipotencialização de todas as partes condutoras do sistema de energia.
Isso inclui a instalação de para-raios (proteção externa primária), descarregadores de sobretensão (proteção interna secundária) e rede de terra.
Para-raios
Os para-raios evitam impactos diretos dos raios nas placas solares, a função básica de um para-raios é conduzir a descarga elétrica até a terra. Seu funcionamento consiste em criar um caminho preferencial para a passagem da descarga “atraindo” o raio, de forma a proteger o prédio ou local de interesse. Em outras palavras, o para-raios consegue fechar a corrente e direcioná-la por um caminho seguro.
Protetores de surto
Os descarregadores de sobretensão, conhecidos como DPS (Dispositivos de proteção contra surtos), possuem o papel de desviar a grande quantidade de energia das correntes captadas pelos para-raios, reduzindo o pico de tensão nos terminais dos equipamentos. O recomendado é serem instalados próximos do inversor do painel fotovoltaico.
Rede de terra
As redes de terra são fundamentais nos sistemas de proteção contra descargas visando à dissipação de energia na terra de forma rápida. Em um projeto para instalação de placas solares, a rede de terra deve ser o primeiro elemento construído, pois há a necessidade de ligar e equipotencializar todos os equipamentos do sistema fotovoltaico a ela.
Os responsáveis pelo projeto, preferencialmente profissionais e empresas especializadas, precisam fazer a conexão direta de todos os sistemas metálicos não energizados ao sistema de aterramento.
Apesar de parecer um alto custo inicial, saiba que só a garantia de um sistema fotovoltaicos tem 25 anos, sem falar da vida útil, que vai muito além disso, o que acaba compensando na economia que se faz durante o consumo.
Agora você já sabe o que fazer para proteger seus painéis solares de raios.
Deixe um comentário