Leadereng Soluções em Engenharia

O que é um inversor solar fotovoltaico e como funciona?

O que é um inversor solar fotovoltaico e como funciona?

Você sabe o que é um inversor solar fotovoltaico? Como ele funciona? Para sanar as principais dúvidas, criamos este artigo para explicar, de maneira simples.

O que é um Inversor Fotovoltaico?

inversor fotovoltaico é o aparelho responsável por transformar a corrente contínua, gerada pelas placas solares, em corrente alternada, para que possa ser utilizada pelos aparelhos elétricos.

Em outras palavras, sem o inversor não seria possível utilizar a energia gerada pelas placas solares para reduzir o valor da conta de luz.

COMO FUNCIONA O INVERSOR FOTOVOLTAICO?

Um inversor típico é constituído por três circuitos: um oscilador, que converte a tensão contínua pura em pulsos de tensão (tensão contínua pulsante). Os pulsos são necessários, pois o transformador só opera em correntes que variam.

Assim, o próximo circuito é o transformador, que irá elevar os pulsos de baixa tensão do oscilador e fazer a conversão para corrente alternada através do fenômeno conhecido como indução eletromagnética.

Por último, é necessário um circuito regulador para estabilizar a saída do inversor para e proteger a instalação elétrica contra picos de tensão.

QUAIS INVERSORES EXISTEM NO MERCADO?

Grid-Tie

Grid-Tie significa “conectado à rede”. Este inversor é próprio para sistemas que visam reduzir a conta de energia, ou seja, conectado na rede das concessionárias. Com isso, o abastecimento de energia fica dependente da fornecedora local. Assim, o inversor é projetado para desligar automaticamente caso falte energia na rede.

O inversor solar Grid-Tie copia a frequência da rede e interrompe o funcionamento para evitar curtos ou problemas resultantes da falha no fornecimento de energia da rede.

Ainda é possível fazer a sincronização com a rede elétrica, para que a energia fornecida pelo sistema fotovoltaico seja a mesma da concessionária.

Off-Grid

Off-Grid significa “desconectado da rede” ou “fora da rede”. São sistemas independentes da rede elétrica. Costumam ser utilizados em áreas isoladas ou espaços rurais, principalmente em locais sem acesso à eletricidade.

Costumam abastecer sistemas residenciais, de telefonia, de rádio, de monitoramento em geral, entre outros.

Ter um sistema de energia solar em sua empresa ou residência é investir em um sistema seguro, econômico e sustentável.

Agora você já sabe o que é um inversor solar fotovoltaico e como funciona. Para ver mais dicas, acesse nosso blog e nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *