Leadereng Soluções em Engenharia

O que é demanda contratada de energia?

O que é demanda contratada de energia?

Uma estratégia valiosa para reduzir custos recorrentes é compreender qual é a demanda de energia elétrica de sua empresa e conhecer algumas boas alternativas para realizar um gerenciamento mais organizado e aprimorado. Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender mais sobre esse assunto.

O que é demanda de energia elétrica?

A demanda de energia corresponde à demanda de potência, medida em quilowatt (kW) ou megawatt (MW), que é requisitada para suprir todas as cargas da unidade em um período de tempo específico.

Outra forma de definir, é definindo-a como a capacidade que o sistema elétrico deve aguentar sempre que a unidade consumidora alcança a carga máxima.

O que é demanda contratada de energia?

Antes de explicar o que é demanda contratada, é importante lembrar que as contas de energia são diferentes para imóveis residenciais e para imóveis comerciais e industriais. Para que o sistema elétrico seja mais eficaz, há dois tipos de consumidores, que integram grupos diferentes:

Grupo A: consumidores que usam energia de baixa e média tensão (fazem parte desse grupo as indústrias de médio e grande porte);

Grupo B: consumidores que utilizam energia de baixa tensão (fazem parte desse grupo as residências e os estabelecimentos comerciais).

Em relação ao primeiro grupo, é necessário saber qual é o volume de consumo da indústria e passar a informação para a empresa distribuidora da região para que seja feita a contratação de energia. Essa demanda recebe o nome de “demanda de energia contratada”.

É elaborado um contrato que define o valor da demanda e o período de vigência. A finalidade do acordo é assegurar que o sistema fique apto para suprir as necessidades da indústria, sem o risco de faltar energia caso haja alguma sobrecarga, por exemplo.

Demanda contratada vs Consumo de Energia elétrica

Não se deve confundir a demanda contratada com o consumo de energia, medido em quilowatt e que trata do período de tempo em que Sistema Elétrico alimenta uma determinada carga.

Simplificando-se o conceito, vejamos o caso do ônibus de passageiros, onde o número de lugares disponíveis, seria a DEMANDA, ou seja, a capacidade máxima de transporte disponível em cada viagem, e o consumo seria o somatório dos passageiros transportados em cada viagem, em um determinado período.

Como reduzir custos?

É preciso verificar em sua conta de energia se há ultrapassagem de demanda contratada em que esteja sendo cobrada multa pela concessionária. Este valor de multa cobrado pela concessionária, ao longo de um ano, pode representar um grande custo maior para a empresa. Este custo pode ser gerenciável e evita desperdício de recursos.

Existem formas de se evitar tais custos, seja modificando o contrato de fornecimento de energia elétrica com a concessionária, ou instalando controladores ou então fazendo um desenho de processos de ligações de máquinas que evitem que várias delas estejam ligadas ao mesmo tempo, influenciando o valor de demanda verificada em um dado momento.

Agora você já sabe o que é energia contratada. Veja mais dicas em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *