O momento certo para investir na energia solar!
Já não é de hoje que a energia solar aparece como uma das principais aliadas de quem sonha em economizar na conta de luz com alternativas ao uso da energia elétrica de fontes não renováveis. Com isso, o momento atual parece o mais recomendado para investir em energia solar na sua casa ou empresa.
Conta de luz não para de crescer
Em 2021, o aumento da conta de luz pesou no bolso dos consumidores e teve reflexos no preço de vários produtos. A má notícia é que, segundo especialistas, os consumidores sentirão os efeitos da seca em 2022 e, provavelmente, nos anos seguintes.
O país passa pela maior seca em 90 anos, o que tem prejudicado a geração de energia por usinas hidrelétricas. Essas usinas respondem por 63,2% da capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional, que atende a maior parte do país.
Assim, os custos para a geração de energia aumentaram. O problema é que a conta paga pelos consumidores não está sendo suficiente para bancar esses custos mais altos.
Diante desde cenário, os consumidores residenciais e empresariais estão em busca de alternativas mais econômicas, acessíveis e sustentáveis, que não prejudiquem o meio ambiente. A partir dessa busca, a geração de energia solar se mostra como excelente alternativa, já que a estiagem atingiu o seu maior patamar, o nível de água diminuiu consideravelmente nas represas de abastecimento e a produção de energia elétrica segue o mesmo ritmo.
Como a maioria das pessoas já sabe, a energia solar ganhou destaque nos últimos anos e se mostra uma solução viável para que ainda seja possível obter energia acessível, barata e inesgotável.
Energia solar para todos
Muitas pessoas devem pensar que adquirir energia solar é um custo muito alto, mas estão totalmente enganadas. O retorno do investimento acontece em cerca de quatro e cinco anos após a aquisição, isso significa que, após este período, com a economia de energia elétrica proporcionada pelo sistema solar, você recupera todo o valor investido. Vale destacar que a vida útil dos painéis é de cerca de 25 anos e a manutenção do sistema é muito simples de ser realizada.
Com a aplicação de placas solares, é possível reduzir a conta de luz em até 95% e inclusive conseguir alguns créditos extras. Após a instalação dos módulos, se o imóvel gerar mais energia elétrica do que o consumido é possível aproveitá-la em outros momentos, como quando não houver a incidência de luz solar suficiente para geração de energia, ou, então, distribuir em outras unidades consumidoras com o mesmo CPF ou CNPJ, que estejam cadastradas na mesma concessionária de energia, como uma casa de praia. Além disso, os créditos de energia possuem uma longa duração e podem ser usados em 5 anos.
Agora é o momento certo para investir na energia solar e economizar com as altas tarifas da energia elétrica. Veja mais benefícios da energia solar em nosso blog.
Deixe um comentário