Leadereng Soluções em Engenharia

Como funciona a energia solar?

Como funciona a energia solar?

Você está pensado em investir na energia solar? Separamos algumas dicas para você entender como ela funciona.

Como funciona?

Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. A energia é transportada até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.

A luz do sol é captada durante o dia pelos painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, e transformada em energia. Para uma melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, é fundamental que a radiação solar incida diretamente nas células fotovoltaicas.

Sendo assim, quanto maior a incidência de luz direta no painel solar, maior será a produção de energia.

O segredo para um bom rendimento do gerador é posicionar as placas solares para que essas recebam os raios solares o dia todo, sem que haja áreas de sombra.

Com isso, haverá uma liberação de corrente elétrica que será capturada pelos filamentos condutores dos painéis fotovoltaicos.

Tipos de energia solar

A energia solar pode ser usada na produção de energia elétrica por meio de dois sistemas: heliotérmico e fotovoltaico. Vejamos um pouco sobre cada sistema:

Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício.

Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Assim, gera-se eletricidade.

Constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. Porém, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, em outras palavras, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade.

Essa forma de obtenção de energia, uma das mais promissoras atualmente, vem crescendo cada vez mais em virtude da redução dos preços e dos incentivos oferecidos para que os países adotem fontes renováveis de energia.

Heliotérmica

Já no sistema heliotérmico, a energia proveniente do Sol é transformada em calor, aquecendo, principalmente, a água de residências, hotéis e clubes. Para que isso seja possível, são utilizado painéis solares (espelhos, coletores, helióstatos), que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto no qual há um receptor.

O receptor é constituído por um líquido, que é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. Esse líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquecendo a água nas usinas e, dessa forma, produzindo vapor. Já esse vapor movimenta as turbinas nas usinas, provocando o acionamento de geradores, que produzem energia elétrica.

Regiões com grande incidência solar, poucas nuvens e terrenos planos são próprias para produção heliotérmica. No Brasil, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste destacam-se na produção desse tipo de energia solar, devido ao clima quente, dentre outras características.

Não deixe de visitar nosso site para mais informações!

Agora você já sabe como funciona a energia solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *