Como deve ser feita a limpeza dos painéis solares?
A manutenção dos painéis solares é muito importante, pois eles precisam de limpeza regularmente para não perder sua eficácia. Mas como essa limpeza deve ser feita? Vamos ver neste artigo.
O que deve saber sobre a limpeza de painéis solares?
Os painéis solares montados nos telhados das casas acabam por se limpar com a ajudar da água da chuva, sendo que a chuva remove a maior parte da sujeira, mas nos meses em que a chuva não é regular, temos que ser nós a tratar dá limpeza.
Esse tipo de equipamentos não tem partes móveis e como tal, uma vida útil de décadas, com recurso a pouca manutenção, sendo que a manutenção necessária é apenas aos painéis solares, de modo que eles mantenham a mesma eficiência.
A manutenção passa por mantê-los livres de obstruções e sombras, bem como verificar se não têm danos, e claro, limpar os painéis solares de sujos. Isto é válido tanto para painéis solares fotovoltaicos, como painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.
Está tudo no manual do painel
Todo equipamento possui um manual que tem como finalidade orientar e informar sobre a sua correta aplicação, operação e também manutenção. Seguir suas orientações é garantia de assegurar um bom funcionamento do produto.
Por esse motivo, representantes de fabricantes de painéis solares destacam que ao limpar um painel é fundamental a sua leitura já que, embora tenha recomendações similares, cada empresa possui orientações próprias para a limpeza desse equipamento.
De acordo com os manuais das principais fabricantes, os fatores mais importantes durante a limpeza dos painéis solares são os intervalos do processo de limpeza, os produtos e equipamentos que podem ser utilizados e quais cuidados devem ser tomados durante o processo de limpeza. Vejamos agora algumas dicas de como limpar seu painel solar:
5 passos para limpar seu painel solar
1. Desligue o sistema antes de começar sua higienização
Antes de mais nada, pense sempre em sua segurança durante o procedimento. Para tanto, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos que fazem parte do funcionamento do sistema fotovoltaico antes de iniciar a manutenção.
Então, pegue o manual que o fornecedor responsável pela instalação dos equipamentos deixou depois de finalizado o serviço. Lá, você encontrará as diretrizes de como realizar o desligamento corretamente. Fique tranquilo, pois isso é algo bem simples de ser feito.
2. Utilize os produtos corretos
Durante a limpeza do painel solar, é fundamental que sejam utilizados os produtos adequados para que as placas não sejam danificadas. Para tanto, caso a sujeira seja leve, geralmente é indicado usar apenas água corrente de cima para baixo, no sentido da inclinação dos módulos.
Caso existam sujeiras que só a água não remova, você pode usar alguma escova com cerdas macias, uma esponja ou um pano com tecido de toque suave. Esse é um cuidado imprescindível para que não ocorram riscos na superfície dos painéis solares.
Afinal de contas, de nada adianta limpar o equipamento para não perder eficiência e arranhá-lo, pois haverá diminuição da potência do produto da mesma forma.
Com a esponja, escova ou pano em mãos, faça pequenos movimentos circulares para remover as sujeiras.
Depois de enxaguar as placas fotovoltaicas, aconselhamos você a secá-las com um pano macio. Essa ação evita que ocorra o acúmulo de cálcio com a evaporação da água.
3. Certifique-se de usar EPIs
Como já falamos mais acima, o mais importante do processo de limpar painel solar é cuidar da sua segurança. Assim, é indicado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que variam de acordo com as características do local de instalação do sistema.
A maior parte das placas fotovoltaicas são instaladas em cima do telhado dos imóveis. Não é prudente subir ali por conta própria para realizar a limpeza.
Só tenha muito cuidado para não colocar muita pressão ao esfregar os módulos fotovoltaicos e para não bater neles com a vassoura, ainda que seja macia.
Ainda assim, se não der certo o alcance do local de instalação, não é recomendado subir no telhado sem EPIs. Nesse caso, vale a pena prezar pela sua segurança e contratar os profissionais treinados e devidamente equipados para o serviço. Inclusive, o próprio fornecedor que instalou seu sistema pode ser contratado para essa tarefa.
4. Escolha a melhor hora para realizar a limpeza
O melhor horário para limpar painel solar é pela manhã ou no final do dia, para locais com clima muito quente. Outro bom momento para a limpeza é em dias nublados.
Durante o amanhecer, você terá a vantagem de contar com o orvalho acumulado a noite, que age amolecendo as sujeiras, o que facilita todo o processo de limpeza. Dessa maneira, haverá menor uso de água e energia para realizar o trabalho.
O melhor a fazer para garantir uma durabilidade maior de seus painéis solares é ser cuidadoso em relação à manutenção desses equipamentos. A frequência com a qual eles devem ser limpos depende da necessidade de cada região, da quantidade de poluição, do volume de chuva, entre outros fatores.
Mas nunca se esqueça de ler o manual com as instruções de limpezas corretos, pois isso ajudará a manter a eficácia de seu painel solar.
Deixe um comentário