Como a energia solar ajuda no meio ambiente?
Não sabe como a energia solar ajuda o meio ambiente? Separamos algumas maneiras nesse artigo, vamos ver.
A agenda ambiental se tornou a prioridade de diversos países mundo afora e ocupa lugar de destaque nos debates que discutem as bases do progresso econômico. Dentro deste cenário, a busca e incentivo ao uso de fontes alternativas de energia menos poluentes são fundamentais. Vejamos como a energia solar pode ser efetiva nesse sentido e como ela ajuda a reduzir o impacto ambiental.
Como o próprio nome já diz, a energia solar corresponde à energia advinda da luz e do calor que são emitidos pelo sol. Diferentemente dos combustíveis fósseis que precisam ser “queimados” para gerar energia e acabam produzindo muitos gases poluentes como o dióxido de enxofre e o dióxido de carbono, o processo de produção da energia solar não lança este tipo de substância para a atmosfera. Por esse motivo, ela é considerada como uma fonte de energia limpa.
Como a energia solar captada e produz energia elétrica?
A energia solar pode ser usada para produzir energia elétrica por meio de dois sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico. Esses se distinguem de acordo com os tipos de captação da energia solar para produção de energia elétrica e térmica. Além disso, há o aquecimento solar, quando a luz solar é convertida em energia térmica.
Energia solar fotovoltaica: aqui a radiação solar é convertida em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas formadas por material semicondutor. O sistema fotovoltaico é composto por painéis, módulos e equipamentos elétricos.
Energia solar heliotérmica: já nesse sistema a energia vinda do sol é transformada em calor aquecendo águas de residência e/ou empresas, por exemplo. Também são utilizados painéis solares que refletem a luz solar concentrando-a em um ponto onde há um receptor.
Esse, por sua vez, é constituído por um líquido que tem a finalidade de armazenar calor. Assim, ele aquece a água nas usinas e produz um valor que movimenta as turbinas nas usinas heliotérmicas. Posteriormente, os geradores são acionados e a energia elétrica é produzida.
A mitigação de impactos ambientais com a energia solar
Como a energia solar constitui-se em uma fonte de energia renovável e limpa, ela proporciona uma série de benefícios para o meio ambiente. Alguns exemplos são:
- Redução de gases causadores do efeito estufa,
- Possibilidade de utilização nas mais diversas áreas incluindo locais remotos;
- Adequado para uso em residências e grandes organizações;
- Demanda áreas de menor extensão;
- Manutenção dos painéis solares é baixa.
Agora você já sabe como a energia solar ajuda no meio ambiente.
Deixe um comentário