Leadereng Soluções em Engenharia

Energia solar residencial, entenda mais

Energia solar residencial, entenda mais

Você está pensando em adquirir um painel solar em sua casa? Preparamos alguns pontos sobre a energia solar residencial para você conhecer mais e investir com sabedoria.

O que é energia solar residencial?

A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, a fim de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter uma boa economia na conta de luz!

A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por esse motivo, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar.

Usinas fotovoltaicas, por exemplo, utilizam o sistema on-grid para produzir e distribuir a energia solar.

Tipos de energia solar residencial

A instalação de sistemas de energia fotovoltaica em residências pode representar uma considerável economia na conta de energia elétrica. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, esse benefício faz com que o número de proprietários que optam por implementar a energia solar em suas residências cresça a cada ano.

A adesão a esse tipo de geração de energia é relativamente fácil e descomplicada, mas entender melhor quais são as opções disponíveis pode ajudar muito na hora de escolher pelo melhor sistema para sua propriedade.

Existem três principais sistemas residenciais de geração de energia fotovoltaica: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.

Os on-grid são os mais populares e têm conexão direta com a rede elétrica. Dessa maneira, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta.

Também, se a geração de energia não for suficiente para suprir às necessidades da residência, a rede elétrica fornece o restante.

Já off-grid é um sistema autônomo, sem ligação com a rede elétrica. Muito usado em locais mais remotos, sem a cobertura do sistema de energia elétrica. A energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias, a fim de garantir a alimentação mesmo em dias chuvosos, nublados ou até mesmo durante a noite.

Os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados à rede de energia, mas também serem capazes de armazenar a produção excedente em baterias, agregando, assim, características dos sistemas, tanto o on-grid, como o off-grid.

Além disso, os sistemas híbridos oferecem, ainda, mais independência para o usuário, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite. Esses sistemas também são capazes de reduzir a conta de luz ainda mais, uma vez que a rede elétrica é usada menos vezes.

Agora que você já sabe os tipos de energia solar residencial, já pode ver qual se adequa mais a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *