Energia renovável: mais que uma alternativa!
A alta no preço da energia elétrica nos últimos tempos levou a população brasileira a procurar por outros tipos de energia, especialmente a solar, uma energia renovável e limpa.
Muitas vezes chamada de alternativa, a energia renovável está longe de ser apenas uma opção de poucos. Cada vez mais relevante na matriz energética, fontes como a eólica e a solar vêm crescendo e deixando de ser apenas uma simples geração complementar.
Inicialmente o custo para gerar a própria energia solar em casa pode parecer um pouco alta, no entanto, em alguns anos o valor investido passa a ser pago pela economia que é gerada. Entretanto, para viabilizar a energia solar e torná-la mais popular no Brasil, alguns esforços precisam continuar sendo feitos, como por exemplo, o governo financiar mais projetos que incentivem o uso energia solar e bancos privados criando novas linhas de financiamento para energia solar.
Com avanço das tecnologias envolvendo energias renováveis, como a energia solar e a energia eólica, as pessoas podem ter independência na produção de eletricidade, ou seja, qualquer pessoa pode produzir energia renovável através de um sistema que gera energia solar sustentável!
Contudo, gerar a própria energia requer alguns pequenos ajustes no sistema de abastecimento. É preciso seguir alguns passos importantes para produzir energia limpa, isso inclui conectar o sistema a uma rede de distribuição de energia.
O processo é regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo assim, é preciso contratar um profissional especializado em instalações de sistemas fotovoltaicos.
Os interessados devem procurar empresas de energia solar que vendem os equipamentos geradores de energia renovável, pois a própria empresa fará toda a papelada de conexão na rede garantindo que o gerador seja homologado pela distribuidora de energia local.
A maior parte das pessoas que aderiram ao sistema de energia solar faz uso para consumo próprio, gerando energia solar fotovoltaica para reduzir seus gastos com energia elétrica e consequentemente contribuir com o meio ambiente.
Mas essa energia também pode ser usada para que grandes empresas economizem na conta de luz.
Além das residências, aproximadamente 15% dos projetos para geração de energia solar no Brasil são realizados em prédios comerciais, como farmácias, supermercados e postos de gasolina. Este tipo de tecnologia tende a ficar cada vez mais acessível com o passar do tempo.
Se você precisa de alguma ajuda para contatar fornecedores de energia solar e realizar a instalação de um sistema, ou até mesmo tirar dúvidas sobre como é produzida a energia solar, nós da LeaderEng, podemos te ajuda!
Deixe um comentário