Sistema solar híbrido
As formas de geração de energia solar fotovoltaica mais conhecidas são a on grid e a off grid. Mas, você sabia que existe uma terceira forma de geração de energia conhecida como sistema fotovoltaico híbrido? Vejamos mais sobre ele neste artigo.
Sistema fotovoltaico híbrido
Seu nome já diz tudo: um sistema fotovoltaico que possibilita duas formas de operação.
Como vimos em artigos anteriores, o sistema on-grid é a forma mais utilizada em sistemas fotovoltaicos.
Contudo, existe também o sistema off-grid, que tem como principal característica o “auto sustento”.
Em outras palavras, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.
Vale destacar que, nos primórdios da energia solar fotovoltaica, o sistema off-grid era o único que existia, já que sua função era justamente levar energia elétrica até os locais em que as redes de distribuição não chegavam. As tecnologias foram evoluindo e nossos domínios sobre elas foram se aprimorando, até que surgiram o sistema on-grid e o sistema híbrido.
O sistema fotovoltaico híbrido é justamente a junção desses dois modelos, permitindo um sistema de geração solar conectado à rede elétrica, integrado com um sistema de armazenamento de energia.
Assim, ele é capaz de suprir eventuais falhas na rede de energia e pode ser utilizado até mesmo durante a noite.
Como resultado, uma grande economia com os custos e maior segurança na geração e no consumo de energia elétrica.
Benefícios do sistema solar híbrido
O sistema solar híbrido apresenta diversas vantagens como:
Economia
Você já sabe que o uso de energia solar promove economia na conta de energia. Esse número pode chegar até 95% dos gastos com energia elétrica, usando o sistema on-grid, que permite a geração de créditos solares.
No sistema híbrido o valor poupado na conta pode ser ainda maior, pois como a energia armazenada pode ser usada à noite, geralmente o horário em que se gasta mais, é possível conseguir uma boa economia, já que é possível não usar a rede.
Em empresas, que costumam ter seu expediente durante o dia, por exemplo, o uso de energia excedente vai para a rede no sistema All in one e pode ser convertido em créditos solares.
Eficiência na geração de energia
No sistema híbrido, a eficiência na geração de energia pode ser ainda maior, já que usam os dois sistemas. Com isso, é possível conseguir um melhor funcionamento de equipamentos e contar com uma fonte sempre acessível.
Agora você já sabe o que é o sistema solar híbrido. Veja mais no nosso site.
Deixe um comentário