Leadereng Soluções em Engenharia

Painel solar capaz de gerar energia à noite!

Painel solar capaz de gerar energia à noite!

Quando falamos e pensamos em painéis solares, sempre imaginamos energia gerada através do sol. Mas e um painel “reverso”, capaz de gerar energia à noite? Vejamos mais neste artigo.

Novo painel solar capaz de gerar energia à noite

Painés solares são uma forma de produzir energia limpa, que não depende de combustíveis fósseis. Mas tem limitações, como a incapacidade de produzir energia à noite. Isso significa que temos que desenvolver formas de armazenar energia excedente produzida durante o dia para usá-la quando não há geração. Mas e se esse problema fosse resolvido?

Pesquisadores dos EUA criaram um painel “solar” que pode gerar energia mesmo quando não há nenhum resquício de luz, como à noite. O funcionamento desse painel é parecido com os solares convencionais, só que é como se o processo fosse invertido.

Funcionamento do painel

Basicamente, os painéis solares convencionais transformam o calor gerado na captação da luz solar em energia. Isso significa que, à noite, eles são praticamente inúteis.

O painel criado usa o mesmo princípio de gerar energia a partir do calor, mas usando células termoativas que podem ser aquecidas mesmo na ausência de luz.

O dispositivo criado pelos pesquisadores possui um gerador termoelétrico acoplado que coleta eletricidade da diferença de temperatura entre o painel fotovoltaico e o ambiente ao seu redor. Durante os testes realizados em laboratório, os cientistas conseguiram gerar uma potência de 50 mV/m²

Durante o dia, o gerador termoelétrico também fornece eletricidade adicional além da energia elétrica produzida diretamente pelas células fotovoltaicas. Segundo os pesquisadores, esse sistema pode ser usado como uma fonte de energia renovável contínua, sem as interrupções causadas pelo ciclo de deslocamento solar.

Agora você já sabe da mais nova novidade dos painéis solares. Veja mais dicas em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *