Como os painéis solares funcionam em dias nublados e frios?
É provável que você já tenha ouvido falar que os painéis solares funcionam mesmo em dias frios e nublados. Mas como isso é possível? Neste artigo, explicaremos para você.
Os painéis solares funcionam em dias nublados e frios?
Lembre-se que a geração de energia se dá pelo uso de painéis que captam a luz solar e, através de um efeito fotovoltaico, geram energia elétrica, que é convertido pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada e, então, a eletricidade é distribuída. Captando a luz do sol para realizar essa conversão, o painel de energia solar funciona em dias mais frios, pois, apesar da temperatura estar mais baixa, ela não afeta essa captação.
Por que a eficiência da energia solar diminui em dias de chuva e nublados?
A produção de energia solar em períodos chuvosos, frio ou nublados não deixa de existir. Porém, seu grau de funcionamento fica entre 10% e 30%, pelo fato da maior concentração de nuvens prejudicarem o desempenho de irradiação.
Por outro lado, é possível suprir a demanda através de cálculos realizados por empresas a fim de equilibrar as taxas para o maior desempenho dos painéis solares. Assim, embora o Brasil possua um alto índice de dias de sol, será necessário um pequeno acréscimo na geração de energia em dias de baixa.
Solução
A Bateria Solar, sendo encontrada em três tipos: chumbo-ácido, níquel-cádmio e íons de lítio, contribuem para o funcionamento do seu sistema de energia solar. A utilização dessas baterias, conectadas à rede, traz soluções de armazenamento de energia quando há falta de energia na rede em dias chuvosos ou nublados.
É válido lembrar que baterias como as de chumbo-ácido e níquel-cádmio possuem um custo muito alto em relação à sua vida útil. Enquanto isso, a bateria de íons de lítio possui uma maior durabilidade e capacidade de armazenamento, sendo ideal para sistemas on-grid.
Agora você já sabe como os painéis solares funcionam mesmo em dias chuvosos, frios ou nublados. Veja mais dicas inteligentes em nosso blog!
Deixe um comentário