Conheça o painel solar em forma de girassol
Você provavelmente conhece os painéis solares tradicionais, mas você já viu os painéis solares em forma de girassol? Neste artigo separamos um pouco mais sobre o painel solar em forma de girassol para você conhecer e aprender desse novo modelo inspirado na natureza.
A energia solar girassol funciona com o auxílio de baterias integradas, portanto, o sistema fornece energia limpa e renovável até mesmo em períodos noturnos, em dias nublados ou de chuva, suprindo o consumo de eletricidade de uma residência por completo.
Funcionalidade da placa de energia solar girassol
Formada por uma base fixa e um formato de girassol, com painéis solares representando as “pétalas”, a placa de energia solar girassol funciona durante o dia realizando a captação de energia e armazenando-a em baterias para utilização à noite.
Sua funcionalidade varia de acordo com a região da instalação, porém seu sistema entrega, aproximadamente, de 3.400 a 6.200 kWh ao ano, totalizando o consumo médio de eletricidade de uma família na Europa. Em outras palavras, o equipamento possui um alto índice de eficiência, fornecendo energia até mesmo depois do pôr do sol.
Ainda assim, ele realiza sua própria manutenção por meio de um sistema que limpa sujeiras, poeiras e folhas que possam cair sobre os painéis solares, além de possuir sensores que mensuram a velocidade do vento e permitem retrair suas “pétalas” se o vento ultrapassar 54 km/h, a fim de evitar danos.
Como a Smartflower é diferente de outras opções solares?
Além das células solares, o sistema Smartflower contém um rastreador de eixo duplo que possibilita que suas pétalas acompanhem o sol no céu ao longo do dia, imitando o girassol, que acompanha a posição que o sol se encontra. Graças a essa capacidade de rastreamento, a Smartflower pode produzir significativamente mais eletricidade do que um sistema de painel solar no telhado de tamanho similar – até 40% mais, segundo o site da Smartflower.
A estrutura de cerca de 4 metros e 60 metros quadrados vem com 2,5 kilowatts (kW) de produção de eletricidade, o que equivale aproximadamente a um conjunto de telhado fixo de 3,5 a 4 kW.
Inspiração na natureza
As Smartflowers foram inspiradas no movimento heliotrópico natural dos girassóis. Assim como ocorre com as plantas de verdade, os painéis fotovoltaicos do equipamento se movem em resposta ao deslocamento do Sol no céu, abrindo com o raiar do dia e fechando quando anoitece.
Cada “pétala” da Smartflower possui 12 painéis capazes de captar a energia solar em um ângulo de até 90 graus. Um sistema de rastreamento duplo gira em torno do próprio eixo, ajustando o ângulo de entrada de luz para garantir uma absorção maior independente da posição do Sol e das condições climáticas.
Agora você já conhece o painel solar em forma de girassol e como eles são benéficos. Veja mais sobre painéis solares em nosso blog e em nosso instagram!
Deixe um comentário