Dicas para economizar com a energia solar
Economizar com energia solar na conta de luz é uma forma de reduzir os gastos mensais e colaborar com a preservação do meio ambiente. Além disso, com ações simples do dia a dia, é possível ajudar o planeta e ainda economizar na conta de luz. Separamos algumas dicas para ajudar você a economizar energia.
Invista em geradores de energia solar
Hoje, já existe um entendimento mais sério de que as usinas hidrelétricas causam um grande impacto ambiental. Por isso, a energia solar está ganhando espaço a cada dia, principalmente no Brasil, com seu alto nível de radiação solar. Isso faz do sol uma fonte inesgotável, que exige pouca manutenção e não polui o meio ambiente.
Assim, para economizar com a energia solar, temos os sistemas fotovoltaicos, que já oferecem um excelente custo-benefício, além de serem altamente eficientes.
Algumas residências conseguem poupar até 90% na fatura da conta de luz ao implementar um gerador de energia solar ON GRID. Existe, ainda, o sistema OFF GRID para regiões remotas ou sem acesso à rede da concessionária, além do sistema ZERO GRID para o consumo imediato.
Sobre os custos
Os custos envolvidos na instalação de painéis fotovoltaicos dependem do tipo, da quantidade e do tamanho. No geral, os preços são fixados em dólares, mesmo quando a fabricação é nacional. Atualmente, é possível encontrar uma placa de 250 Watts (usada em residências), por um preço acessível. O que sai um pouco mais caro é a célula solar, em outras palavras, a estrutura que faz a conversão da energia e que ainda não é fabricada no Brasil.
Mesmo assim, dependendo do consumo de energia elétrica do local, é possível ter o retorno do investimento em cerca de cinco anos. O painel dura aproximadamente 30 anos, e ao longo desse período, os custos são amortizados. Por isso, faça os cálculos, essa pode ser uma alternativa de energia viável para você a médio e a longo prazo.
Usar fotocélulas e sensores de presença
Sensores de presença e fotocélulas ajudam a poupar energia, já que controlam o sistema de iluminação de acordo com a necessidade de uso. A fotocélula ajuda a automatizar e controlar o acionamento da luz e monitora locais que precisam ficar iluminados sempre. Ao anoitecer, um componente interno do equipamento aciona a iluminação que está conectada à fotocélula. Quando amanhece, a luz desliga automaticamente, sem precisar de intervenção externa.
Quanto ao sensor de presença, trata-se de uma ferramenta que detecta movimentos e aciona o sistema de iluminação de lâmpadas. As lâmpadas de LED, com sua tecnologia avançada, não se desgastam facilmente. Podem ser ligadas e desligadas inúmeras vezes, pois, sua vida útil chega a 50.000 horas.
Gostou das dicas? Veja muito mais dicas em nosso blog!
Deixe um comentário