Leadereng Soluções em Engenharia

Como a energia solar pode ser aproveitada e gerar mais economia?

Como a energia solar pode ser aproveitada e gerar mais economia?

A energia solar pode ser aproveitada para gerar economia para o consumidor basicamente de duas maneiras: por meio da energia solar térmica, usada basicamente para aquecer a água; ou pela geração de energia com uso da tecnologia fotovoltaica. Neste artigo vamos ver mais sobre esse assunto.

Energia Abundante

A energia solar muda o estado físico da água. Com isso, a água migra para as represas, permitindo que as usinas hidrelétricas a usem para gerar energia. Assim, todas as formas de energia conhecidas são provenientes da energia solar.

Vejamos outro exemplo. O sol aquece as massas de ar e é isso que provoca os ventos. E os ventos são utilizados nos parques eólicos pelos aero geradores. A fonte de vida das plantas também é a energia solar, que é absorvida na fotossíntese sendo usada como recurso para a energia de biomassa.

Infelizmente, na escala humana nem todos os modelos de geração de energia são renováveis. As fontes de energia renováveis são importantes, pois permitem o desenvolvimento sustentável da sociedade e da vida humana.

Vejamos as 3 formas de economizar e aproveitar a energia solar.

Energia Solar Térmica

Esse modelo capta a radiação solar e a converte em calor por meio dos sistemas de aquecimento solar. Os sistemas de aquecimento solar usam os Coletores Solares para captar a energia.

A energia solar térmica é uma tecnologia bem estabelecida no Brasil que oferece preços mais acessíveis, pois usa uma tecnologia menos sofisticada que a energia solar fotovoltaica, que iniciou sua expansão no mercado brasileiro somente em 2012.

O que muitos não sabem é que a energia solar térmica pode complementar os sistemas fotovoltaicos, uma vez que oferece com custos menores a energia para aquecer água, piscinas ou até para climatizar ambientes.

Energia Solar Fotovoltaica

Embora pareça algo novo, a descoberta do efeito fotovoltaico foi realizada em 1839, pelo físico frânces Alexandre-Edmond Becquerel. O cientista percebeu que quando um semicondutor absorvia uma fonte de luz visível, surgia uma diferença de potencial em seus extremos.

Em nossos dias, é considerada a forma de aproveitamento da energia do sol mais favorável, uma vez que seus benefícios não podem ser contestados. Vejamos a seguir:

  • A fonte da matéria-prima é infinita;
  • Não gera poluentes para produzir a energia;
  • Os sistemas podem ser instalados em qualquer lugar no mundo;
  • Milhares de empresas e casas no Brasil já contam com os sistemas solares fotovoltaicos ligados à rede (On-Grid). Isso significa que além de produzir sua própria energia, quem já possui um módulo fotovoltaico ainda fica livre das contas de luz, cujos valores não param de aumentar exponencialmente.

Em um país em que a luz do sol é abundante, as tecnologias que aproveitam a energia solar se tornam imprescindíveis para os consumidores brasileiros.

Arquitetura Bioclimática

A arquitetura Bioclimática trata-se do modelo que aproveita o calor e a luz natural do sol por meio da integração da arquitetura às condições locais. A construção é pensada para aproveitar adequadamente as condições naturais. O planejamento arquitetônico é feito de forma minuciosa e isso pode levar a um excelente aproveitamento da luz solar.

Como exemplo vale citar os sistemas que usam a claridade natural do dia para iluminar ambientes, dispensando o uso de lâmpadas. Há também os sistemas em que a luz do sol é refletida, reduzindo a temperatura do ambiente. Com isso, torna-se desnecessário usar ar-condicionado ou ventiladores.

Agora você já sabe como a energia solar pode ser aproveitada e gerar mais economia. Veja mais dicas no nosso blog!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *